quinta-feira, 3 de março de 2011

Navio Negro


Nau do Trato, o grande «Navio Negro»
    - fazia o transporte  entre Goa e Macau, Cantão e Nagasaki     

Os portugueses foram os primeiros ocidentais a efectuar contactos regulares com o longínquo Cipango de Marco Polo (1542/43).
Os nipónicos designavam por Namban-jin (bárbaros do sul), os povos estrangeiros. Os portugueses eram para eles estranhas gentes: uns eram pálidos e tinham uns enormes, desproporcionados e inconfundíveis narizes, enquanto que outros eram (escravos) negros e tinham os cabelos crespos.
Os óculos, nunca antes vistos no Japão, fizeram um sucesso tremendo. Segundo Luís Fróis, um jesuíta do séc. XVI, a população local “(...) totalmente se persuadiu (...) que o Padre tinha 4 olhos, dous no logar comum, onde os tem naturalmente todos os homens, e outros dous, com alguma distancia deitados para fora, que reluzião como espelho e que era couza temeroza de ver”.
A viagem padrão de Lisboa a Nagasaki demorava entre dois anos a dois anos e meio. No sentido Nagasaki-Lisboa, poderia demorar apenas 22 a 23 meses.
Hoje viaja-se com uma rapidez estonteante, cobrindo distâncias a uma velocidade vertiginosa. Mas já não levamos coisas reluzentes que atemorizam os outros, colocamos dívida pública a juros que nos apavoram a nós.
          



Sem comentários:

Enviar um comentário