trasgo
sexta-feira, 24 de junho de 2011
Carro do Diabo
A propósito da primeira World Naked Bike Ride que Lisboa se prepara para acolher, o trasgo deixa aqui um pequeno apontamento histórico sobre a introdução do ciclismo em Portugal.
"Foi uma tosca máquina de madeira de duas rodas, semelhante à funâmbula que se usava no Circo Price da Calçada do Salitre o primeiro vestígio de ciclismo em Portugal. Fê-la Artur Seabra, um dos fundadores do Ginásio Clube Português – algures pela segunda metade do século XIX.
Depois, ao saber que por França se construíra velocípede de aço, Seabra, que para além de ginasta era conhecido pelas suas engenhocas, usou um cano de espingarda para construir outro «byciclo» – e com ele se exercitava na cerca do Hospital de Rilhafoles, palácio que se transformara em hospício de doidos, quem passava, contava-se, achava que era um louco também em estranhas acrobacias.
(...) Guerra Junqueiro escreveu que «a bicicleta era o único veículo em que a besta puxava sentada» - e em 1896 a polícia de Lisboa entrava na roda da chacota quando via transeuntes a insultar quem se atrevia a pedalar pelas ruas. O Diário de Notícias lançou petição contra as bicicletas, achando que se «tornava cada vez mais perigoso o trânsito na cidade devido à velocidade dos pedalantes» - e um industrial têxtil do Linhó, nos arredores de Sintra, foi selvaticamente agredido por ter cruzado a localidade de byciclo durante uma festa religiosa, porque os fiéis julgaram que... «ia montado num carro do Diabo»."
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